02 julho 2014

Guia pra aprender inglês sozinho


Há muitos motivos que fazem com que pessoas aprendam alguma coisa por si mesmo. Nós aprendemos inglês sozinhas por alguns deles, principalmente pelo fato de não gostarmos muito dos cursos e do sistema adotado. Percebemos que nosso inglês é bem mais avançado do que de pessoas que estudam há mais tempo.

Com esse post, queremos que você tenha um guia de como aprender inglês e outras línguas sozinho. 

Pra começar, é bom que faça o seu teste de nivelamento. Fizemos em um site chamado Oxford English. E agora vamos às dicas.

Faça amizades com os gringos Rola aquela coisa de confiança e de segurança, mas fazer amigos é a melhor solução. Assim, você mantém contato com essa pessoa, conversando sempre com ela e essas conversas serão válidas para que você improve seu inglês. Isso melhorará seu writing e speech - que são duas das modalidades de qualquer língua. Há vários sites que podem te ajudar nessa:
* Pra que sua segurança (ou parte dela) seja mantida, é bom que você faça (caso não tenha) uma conta no skype. Então as conversas com seus amigos gringos sempre serão feitas por lá. Fazemos assim e nunca tivemos problemas.

Leia livros 
Essa prática vai te ajudar a melhorar a sua leitura e a memorização de palavras. Não fique catando tudo o que você não entender no dicionário. O legal é tentar entender com o contexto da frase. Caso a tentativa seja fracassada, aí vai ter que partir pro dicio mesmo. Tem um site que disponibilizam livros, inclusive para baby level, que é o English Tips. Ah, também tem um livro que é bem interessante e que custa R$22,90 na loja Submarino. Em relação a essa coisa livro, é bom que leia um adequado ao seu nível. Indicamos alguns de cada para que tenha noção:

  • Básico (Treasure Island, Alice´s Adventures WonderlandThree Musketees e Dracula);
  • Intermediário (The Fault In Our Star, 007 e Rebecca).
Uma dica para ler livros em inglês é o Play Livros.


Canais no youtube As vídeo aulas ajudam muito quem está estudando em casa. É bom que se tenha seus canais prediletos (aqueles que mais gostam e se identificam com o professor/tutor, pois o estudo vai ser mais motivador) e sempre dedique um pouco do seu tempo para aprender. Aí estão alguns dos canais que recomendamos:
Ouça músicas Para viciados em músicas, essa dica não poderia passar em branco. Tem aquele lance da licença poética e nós já encontramos diversos erros em músicas. Mas tirando esse empecilho, elas ainda sim vão te ajudar muito. A dica é: ouça a música primeiro com a letra, deixando que o cantor(a) cante. Ouça assim umas duas vezes e depois cante junto para ver se está acertando a pronúncia. Também tente encontrar as palavras que não conhece e descobrir seus significado através do contexto. Caso falhe, já sabe o que fazer.

É recomendável que se veja filmes e séries com áudio e legenda em inglês (e a medida do tempo, sem a legenda). Pra que não fique tão confuso, o melhor é aprender com aquele filme que você já conhece, sabe?, aquele que você gosta muito e já sabe o enredo. O Ororo vai com certeza te ajudar nessa.

Blogs Ter um blog gringo no seu blogroll vai te ajudar muito. Isso porque você vai se identificar com o tema do blog (jogos, moda, beleza, culinária). Mas o bom mesmo é ter muitos blogs preferidos. Listamos alguns pra você conhecer.
Blogs apenas para aprender inglês • Tem uma hora que você fica se perguntando: "por que isso?", "por que aquilo?", "como é essa regra?" e por aí vai. Tem alguns blogs que vão te ajudando a entender como funciona o inglês... eles vão falar da parte gramatical dele. São eles:
Você tem mais motivação a isso, quando percebe que não está só e tem uma gama de pessoas de todas as idades, cidades e níveis aprendendo e compartilhando dicas. Participamos de dois grupos de autodidatas no facebook e os dois estão megaparados. Mesmo assim, é bom que você entre, dê uma olhada na busca para procurar pelos assuntos que tem dúvida. Vamos indicar apenas um que é bem grande (+ 77 mil). Entre aqui e envie logo sua solicitação. Ainda no facebook, tem as páginas que sempre compartilham coisas legais (e em inglês) e você acaba memorizando e aumentando mais seu vocabulário.
Aplicativos para celular [Usamos o sistema Android, então não sabemos ao certo se os apps que diremos abaixo têm para IOS e para os outros sistemas.] Os apps serão muito importantes, pois estarão sempre ao seu lado (ou, pelo menos, sempre onde você for com seu celular).
  • TED;
  • Duolingo que também tem um site;
  • En - pt dictionary free;
  • Tuneln Radio.
Existem os podcasts que vão te ajudar a compreender o que falam, ou seja, você vai estar praticando o seu listening. Tem um site que usamos bastante e recomendamos que é o BBC Learning English. Nele, há váriss áudios (podcasts) com coisas do dia a dia e você tem que responder a uma pergunta de acordo com o que foi dito no áudio. 
Encontramos sites bem legais que podem te ajudar. São os extras do post. Venham ver:
O importante agora é pôr o aprendizado do inglês como rotina, dedicando parte do seu tempo a ele e uma hora por dia é o essencial. Nessa horinha, você veja se há novidades nos sites e blogs que passamos e dê uma olhada nos canais que indicamos. O resto são dicas que você pode usar em qualquer lugar... até mesmo quando estiver em um ônibus. Então, você lê um livro, visita os apps que mostramos, ouça músicas prestando atenção na letra e acesse as páginas para ver o que andam postando. 

Umas pessoas dizem que se seguir com essa rotina em um ano você fica fluente, mas para isso deve ter dedicação. Não se esqueça de falar verbalmente com os gringos, pois isso vai ajudar MUITO!

Pegue apostilas ou provas dos seus amigos ou primos pra estudar. Os livros que estão ali na foto do topo são da nossa prima, Thais, que fez curso de inglês durante nove anos. Tem muito mais além desses, de todos os níveis.

Também tente mudar toda a sua vida para o inglês. Mude o idioma do facebook, twitter e qualquer outra rede social. Outra dica é colocar em todos os lugares que você imaginar papéis com seus respectivos nomes em inglês. Tipo, na sua cama, você poe uma papel escrito "bed"; em alguma prateleira, você poe "shelf" e por aí vai. Você necessita adotar o inglês em tudo na sua vida, beleza?

Eternal love, Jéssica e Juliana.

34 comentários:

  1. Muito bom mesmo, ótimas dicas, sei bem como é um pouco difícil vida de autodidata mas, seguindo uma rotina de dedicação e estudo ao idioma todos conseguimos. Ótimo trabalho meninas parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Carlos!!! Com muita dedicação, alcançamos a fluência!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Realmente, está muito grande. Mas não nos importamos com isso. Queríamos montar um guia com todas as informações necessárias e achamos que conseguimos fazer o que propomos. Não queríamos essa coisa de dois posts diferentes, e tal. A ideia era que apenas um post tivesse todas as infos e foi o que fizemos.

      Excluir
  3. ótimas as dicas, o meu inglês é médio por causa da escola mas é sempre bom aprimorar!
    http://blogmudancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, temos que estar sempre aprimorando e aprendendo mais.

      Excluir
  4. Vale ressaltar (além de todas as dicas supracitadas) os grupos do tipo "Learn English" e também "Bookclubs", no Facebook. Até existe Book Club brazuca, no Face e no WhatsApp! Ah, e também tem a legislação do domínio público...

    ResponderExcluir
  5. Quantas dicas haha,post completo adorei!
    Gostei das dicas! A minha preferida é ouvir música em inglês,eu uso essa tática e me arruda bastante.
    Beijos!
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
  6. Nossinhora quantas dicas valiosas!
    Nunca fiz curso de inglês, mas aprendi sozinha principalmente com jogos, força de vontade e, recentemente, com a internet. *-*
    Fiz o teste ai e o meu resultado deu Intermediário II (B2), o que é bem o que eu esperava. Posso dizer, sinceramente, que já pratico todas essas dicas. Comecei com as músicas, dai passei para assistir filmes em inglês com legendas em inglês (e agora sem legendas), dai estou sempre acompanhando blogs e canais gringos. Ajuda MUITO esse contato que temos com a língua inglesa na internet, pois você aprende com coisas que são do seu interesse, dai fica mais fácil. :D
    Eu quando vim para Fortaleza de avião tinha uma senhora muito simpática, Glory, que não falava NADA de português. Passamos o vôo todo conversando em inglês e acho que foi um dos momentos que mais senti orgulho de mim mesma. Consegui aprender um bocado de pronuncia e sotaque com ela, haha.

    Enfim, grande post mesmo. ADOREI e favoritei para consultar futuras referencias. Sucesso esse blog. :*

    Nayh's Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda!! Adoramos ler isso. Vamo que vamo rumo à fluência hahah! Beijos!

      Excluir
  7. Dei aula de inglês um tempo. Tentar aprender sozinho não é ruim, porém eu não recomendo por vários motivos e o primeiro deles é a pronúncia. Se você não estiver com uma pronuncia correta, e ninguém ensinar o certo, será muito complicado perder o vício de pronunciar errado, entende? No mais, aprender a leitura e a escrita sozinho não tem problema nenhum, mas ainda acredito que para aprender a falar inglês é sempre bom ter o auxílio de um professor especializado.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronúncia se aprende com vídeos, filmes e vários sites que ensinam também, só dar uma pesquisada. :)

      Excluir
  8. Amei as dicas, amo inglês só que pra mim é um bicho de sete cabeças kkk
    Vou guardar as dicas comigo ♥
    Beijos
    http://www.omelhordemim.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa amei o post, nunca tinha visto um post tão bom com esse tema, PRECISO melhorar meu inglês.Agora que vi que é possível aprender sem cursinho vou me dedicar mais !
    beijinhos da bê, parabéns pelo blog
    http://vestidaparafalar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ai meninas, adorei o post! Gosto muito do idioma, eu "manjo" um pouquinho hahah. Realmente ele é muito importante no tempo atual pois quase todos os países do mundo, tem o inglês como "segunda língua" e isso facilita a comunicação.
    Beijinhos!
    O.B.S: Estou amando cada vez mais o blog de vcs ♥♥♥♥
    www.vaamoscombinar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, realmente músicas, livros e canais de gringas ajudam muito no listen. http://renatamoraisblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Hi,

    Lovely post! Lurvv your blog..looks amazing! <3

    Check out my latest post:
    http://thatgirlfromcolombo.blogspot.com/2014/06/favorite-looks-valentino-resort-15.html


    would you like to follow each other on GFC & Bloglovin?

    Follow me & I'll follow you back.. x

    ResponderExcluir
  13. Amei as dicas, eu aprendo muito com música haha e também conversando com gringos, eu tenho alguns no fb, sempre puxo conversa as vezes kkk é realmente bom pra aprender e praticar !

    BLOG : guitarrebel.blogspot.com ♡ | INSTAGRAM : @debbiemenezes

    ResponderExcluir
  14. hahahahahahaha a imagem do Howard.
    adorei as dicas! Esse é o post mais completo que achei na internet <3 parabéns

    http://apequenaka.blogspot.com.br/2014/07/fontes-aniversario-da-tati.html

    ResponderExcluir
  15. Meninas, eu adoro o blog de vocês e já falei isso umas mil vezes hahaha
    Cada dia ele me surpreende mais, e justamente agora que eu estava procurando mesmo algumas coisas pra aprimorar meu inglês, vocês fizeram esse post supeeeeeer explicadinho! Adorei as dicas, vou usá-las bastante!
    Beijos, Nina.
    www.explorandoestilos.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, meninas!
    Adorei o post, é bem útil mesmo. Parte do que sei, aprendi sozinha também, principalmente com séries e filmes, fiz um ano de Inglês, mas sai. Acho que também prefiro aprender e estudar sozinha. Gostei dos métodos que vocês citaram! :)
    Adorei o blog!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  17. Suas dicas são ótimas, post muito útil. Beijos!

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Hello girls!
    Eu preciso voltar a estudar inglês, estou há um ano parada e enferrujei bastante. Mas e quem disse que tenho tempo? Com casa, trabalho, faculdade, cursos e etc, fica complicado. rs
    Mas vou voltar, logo logo tudo fica mais leve. XD

    Beijos. :*
    www.jadeamorim.com

    ResponderExcluir
  19. Com certeza isso algo necessário e muito importante. Vou utilizar suas dicas para me aprimorar. Eu amo inglês e, além disso, hoje em dia é super essencial aprender.

    Beijos,
    www.escritoraentre4paredes.com

    ResponderExcluir
  20. Estou muito precisada de aprender uma língua nova, as dicas são muito boas para quem assim como eu está afim de aprender

    www.bygabbypinheiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu fiz o teste, deu "Intermediário", certinho pelo meu nível no curso! Esse post está super completo e informativo, com certeza ajudou e ajudará muitas pessoas, vou indicar ele no próximo Todo Aleatório :3
    beijos, likearocklikearoll.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  22. O guia ficou ÓTIMO! Acho todas as dicas válidas. Ler em inglês, ver videos em inglês,ouvir música... tudo isso ajuda muito!
    ótimo post!
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Ótimas dicas, quero muito aprender a falar inglês e com essas dicas posso conseguir aprender sozinha, adorei tudo. Beijos e seguindo aqui (:
    Papos da Kah

    ResponderExcluir
  24. Inglês é otimo na vida de alguém viu? kkk Eu mesma, sou pessima, falei ano passado ''Vou entrar num curso'' mas quem disse? A pessoa aqui tem preguiça kk Mas eu já lembrei a meu irmão aqui agora que eu vou me inscrever com ele. E em quanto não vem eu já estou procurando aqui os aplicativos para celular principalmente o ''Duolingo'' e outra.. AS MÚSICAS, elas me ajudam demais. Eu canto errado mas tô nem ai, nois eh nois! kkkkk Eu adorei o post enorme mas ficou super completo porque tem dicas para todas as pessoas, e isso ai dá pra a gente perceber como a internet hoje em dia ajuda as pessoas á aprender as matérias (Vai me ajudar muito no ENEM)

    Beijos, Brê!!!
    http://saladadefrutasbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Post bem bacana! Aprendi inglês praticamente sozinho. A educação no colégio foi a básica.

    Abraços
    Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  26. Eu nunca fiz curso de inglês e tudo que sei é por causa dos blogs que visito e também porque assisto muito filme/série. No inicio colocava legenda e tal, mas agora já super consigo ficar sem elas hehe!
    Boas dicas.

    Beijão
    Priscila Veiga.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dona Urbana - 2014. Todos os direitos reservados
Criado com amor por Jéssica e Juliana Guimarães
Tecnologia do Blogger
image-logo